lunes, 9 de marzo de 2009

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU

Os Europeus vão às urnas em Junho de 2009

As eleições para o Parlamento Europeu (PE) realizar-se-ão nos 27 Estados Membros da União Europeia (UE) entre 4 e 7 de Junho de 2009. O evento será a maior eleição transnacional da história O PE representa quase 500 milhões de habitantes dos 27 países da União Europeia.

De que forma o trabalho do Parlamento Europeu nos afecta?

Entre outras tarefas, o Parlamento Europeu emenda, aprova ou rejeita as leis da UE, em conjunto com o Conselho da União Europeia. Estas leis dizem respeito a muitas das áreas que têm impacto na vida quotidiana dos Europeus: defesa do consumidor, mercado único, direitos dos trabalhadores, asilo e imigração, ambiente, bem-estar dos animais e outras. A mais recente legislação Europeia cobriu áreas como a licença parental e as alterações climáticas.
As leis votadas pelo Parlamento Europeu aplicam-se em todos os 27 países enquanto que a maioria das leis aprovadas pelos parlamentos nacionais são elaboradas para transpor legislação Europeia.

O voto e a democracia

Votar é um importante dever cívico e um exercício democrático básico, em que o cidadão tem o direito a expressar uma opinião. O voto ajuda ao funcionamento da democracia, liga os cidadãos aos seus líderes políticos e salvaguarda também as nossas liberdades. Ao votar um cidadão tem oportunidade de influenciar o processo de tomada de decisão e, portanto, de escolher o futuro e o dia-a-dia de cerca de 500 milhões de Europeus.
Falando sobre o papel do voto na sociedade democrática, há mais de 2 000 anos, Péricles, o antigo politico e orador Grego, disse que a democracia depende da participação de todos os seus cidadãos: Não dizemos que as pessoas que não se interessam pela política são pessoas que se preocupam apenas com o que lhes diz respeito: dizemos antes que essas pessoas não têm nada que aqui estar.
Adaptado de Petru Dumitru

4 comentarios:

Daer dijo...

bastante interesante y opino que esta estaria muy bien hacerlo seria bastante divertido

Anónimo dijo...

Hola señorita nos pareció bastante interesante esta idea podría resultar divertido.[!!][!!]


Andrea & compañia^^

Alvaro dijo...

Hola!!!!
Este texto data de mucha información, que nos informa a todos los europeos de un hecho bastante importante.

Adios

Alvaro Fº

Daer dijo...

esta informacion es bastante interesante